A pessoa mais velha do mundo,pode ter sido uma fraude, segundo especialistas

Jeanne Calment detém o recorde de ser a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu em 1997 aos 122 anos de idade

Jeanne Calment, a francesa que detém atualmente o título de pessoa mais velha do mundo, pode ter sido uma fraude, alegam especialistas e pesquisadores da Rússia.

Calment morreu em 1997 com a idade de 122 anos e 164 dias. No entanto, Nikolai Zak, um matemático e membro da Sociedade de Naturalistas da Universidade de Moscou, escreveu trechos em seu atual estudo relatando em, “Jeanne Calment: O segredo da longevidade”, que ele acredita que a mulher francesa “tomou a identidade de sua mãe”. por isso chegou a tal calculo de idade.

Zak disse à Agence France-Press [AFP] que ele analisou biografias, fotos e arquivos de Arles, a cidade no sul da França onde Calment viveu e determinou sua conclusão. Outros especialistas também concordaram com sua pesquisa.

“A análise de todos esses documentos levou-me à conclusão de que a filha de Jeanne Calment, Yvonne, tomou a identidade de sua mãe”, disse Zak à AFP.

De acordo com um documento oficial, a filha de Calment, Yvonne, morreu de pleurisia em 1934. No entanto, Zak acreditava que a mãe, Jeanne Calment, morreu e Yvonne “emprestou a identidade” de sua mãe para evitar “pagar o imposto sobre herança”.

Acredita-se que Calment tinha apenas 99 anos quando ela morreu em 1997, disseram os pesquisadores.

Novoselov disse à AFP que “sempre teve dúvidas” sobre a idade de Calment. Ele disse que Calment “Sentava-se sem apoios” e “não tinha sinais de demência”.

Jean-Marie Robine, um demógrafo e gerontólogo francês que ajudou o livro Guinness dos Recordes Mundiais sobre a validade dos registros sobre o agente de Calment, disse que “nunca houve qualquer dúvida sobre a autenticidade dos documentos”.

Nicolas Brouard, diretor de pesquisa do Instituto Francês de Estudos Demográficos, pediu aos corpos de Jeanne e Yvonne Calment para serem exumados a fim de determinar quantos anos eles tinham.

Se o registro de Calment for cancelado, Sarah Knauss, uma americana, será nomeada a pessoa mais velha do mundo. Knauss morreu em 1999 com a idade de 119 anos.

 

Veja Também...
Teste de Personalidade
Qual seria a capa do seu livro?